Estão abertas as inscrições da seleção para estagiário 2017 do projeto de extensão “Sim à Vida, Não as Drogas”, no Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), uma parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

A vaga da seleção para estagiário é destinada a alunos do curso de Medicina, Enfermagem ou Psicologia que estão entre 1º e 7º semestre da instituição. Os interessados devem preencher um formulário e levar no dia da entrevista. Além disso, levar currículo atualizado para o Departamento de Medicina Clínica da UFC.

Os selecionados irão participar de diversas ações do projeto Sim à Vida, projeto de prevenção à dependência química realizado no Bom Jardim e em Maracanaú, no bairro Horto. Entre as ações estão, o envolvimento dos estagiários nas práticas de cuidado desenvolvidos pelos educadores, acompanhar os locais de ação do projeto e visitar famílias atendidas acompanhadas pela assistente social do MSMC.
As inscrições vão até o dia 20 deste mês.

O Projeto Sim à Vida

O “Sim à Vida” é um projeto desenvolvido desde 1998 conceituado, inicialmente, como projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, e depois ampliado com financiamento pela CBM e União Europeia de 2015 a 2019. Integra os demais projetos do Movimento Bom Jardim.

O principal objetivo do projeto é prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em três áreas de risco social em Fortaleza: Bom Jardim, Marrocos e Siqueira, e já atendeu crianças e adolescentes de Maracanaú e Pacatuba.

O Projeto Sim à Vida acolhe crianças e adolescentes de famílias vulnerabilizadas pela extrema pobreza, realiza atividades socioterapêuticas, artísticas, musicais, teatrais, esportivas e inclusivas. O intuito é proporcionar a alegria de viver com otimismo e esperança no futuro.

Desenvolve uma consciência de cidadania corresponsável. Articula escolas e a rede de saúde e assistência social. As atividades fortalecem a autoestima e despertam o potencial criativo das crianças, ativando as múltiplas inteligências.

A ação também visa integrar a rede de proteção de defesa dos direitos das crianças e adolescentes, além de realizar diálogos com gestores públicos e parlamentares visando à implementação da metodologia preventiva no âmbito de políticas públicas. O projeto acompanha os familiares das crianças acolhidas e favorece o equilíbrio biopsicossocioespiritual de cada participante. Também trabalha a profissionalização de pais e mães e estimula vínculos familiares e comunitários.

Departamento de Medicina Clínica

Endereço: Rua Prof. Costa Mendes, 1608 – 4° andar – Rodolfo Teófilo – CEP 60430-140 – Fortaleza – CE – Ver mapa
Contato para esta bolsa: lucianacustodio97@gmail.com (Assistente Social do Projeto Sim à Vida).

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.