(Elizeu Sousa, Júnior Dantas, Samara Sobreira e William Alves se reúnem na EGA para discutir nova parceria entre MSM e SINDPAN-CE / Foto: Gabriele Félix)
A Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), do Movimento Saúde Mental (MSM), recebeu, na manhã da quinta-feira, 2, a visita de representantes do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (SINDPAN-CE). Júnior Dantas e William Alves, representantes do SINDPAN-CE, foram recebidos pelo coordenador do MSM, Elizeu Sousa, e pela coordenadora da EGA, Sâmara Sobreira. A conexão entre as duas instituições tem como objetivo articular uma parceria para a oferta de vagas de empregos na área de gastronomia aos moradores do Grande Bom Jardim, atendidos pela EGA.
Durante o encontro, os visitantes puderam conhecer os espaços e equipamentos, bem como os aspectos teóricos utilizados na Abordagem Sistêmica Comunitária para a formação dos participantes dos cursos de gastronomia oferecidos na EGA. Atualmente, os projetos Gastronomia e Terapia: Novos Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima e o Alimentando Sonhos são as duas principais ações formativas desenvolvidas dentro da Escola. Além das técnicas gastronômicas, os atendidos pelos cursos recebem todo o suporte terapêutico necessário para o desenvolvimento profissional.
Ao longo dos cursos, os participantes recebem acompanhamento psicológico, educação financeira, aulas sobre boas práticas na cozinha, empreendedorismo, empoderamento digital, além de produzirem suas próprias receitas com as técnicas aprendidas nas aulas. O projeto Alimentando Sonhos, fomentado pela M. Dias Branco, atende moradores de diversos bairros periféricos nas cidades de Fortaleza. Em Maracanaú, as atividades do projeto alcançam também a população indígena. Os cursos do projeto Alimentando Sonhos têm duração de 20h, distribuídas em cinco dias, e abrem novas turmas mensalmente.
O projeto Gastronomia e Terapia é uma realização do Movimento Saúde Mental, com o fomento do Instituto Cooperforte. A realização das aulas recebe o suporte técnico e metodológico da equipe do programa de extensão universitária Gastronomia Social, vinculada ao curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com duração de 6 meses, o projeto conta com 4 novas turmas para o ano de 2024: Doces e Sobremesas Clássicas Gourmet, Pães do Mundo, Chocolatier e Patisserie e Confeitaria Contemporânea.
SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA
A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde.
por Gabriele Félix