(Giardino Buffet vence a categoria Terceiro Setor do Prêmio Mulher ArcelorMittal, no Ceará / Foto: Natanael Feitosa)

 

Giardino Buffet, negócio social do Movimento Saúde Mental, foi o grande vencedor da categoria Terceiro Setor, do Prêmio Mulher ArcelorMittal Ceará. Em sua 3ª edição, essa é a primeira vez que a premiação recebe representantes do estado. Organizado desde 2019, o Prêmio Mulher ArcelorMittal reconhece e valoriza mulheres empreendedoras que criam, desenvolvem e promovem iniciativas voltadas à transformação social. No Ceará, o evento foi realizado na quarta-feira, 23/05/2024, e contou com transmissão ao vivo nas redes sociais.

 

No dia 06 de abril, os finalistas de cada categoria participaram da Jornada de Aprendizagem, etapa da premiação em que os 21 indicados de cada Estado – Ceará, Espírito Santo e Santa Catarina – se reúnem para trocar experiências sobre seus projetos. O Giardino foi representado pela CEO, Natália Tatanka, e pela Coordenadora Comercial, Flávia Carolina. A premiação conta ainda um treinamento exclusivo, com atividades presenciais e online, além de uma bonificação no valor de R$5 mil reais para os vencedores de cada categoria.

 

O Giardino Buffet é um negócio social idealizado por Padre Rino e pela CEO e psicóloga indígena Natália Tatanka, sendo criado pelo MSM como resultado de um processo autopoiético impulsionado pela comunidade do Grande Bom Jardim. O buffet é uma resposta da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) ao problema do desemprego, contribuindo para a superação da pobreza no território. Desde sua criação, acelarada pela Somos Um, o Giardino é uma referência para outros negócios do terceiro setor. “É o que eu digo para todas as organizações do terceiro setor: nós podemos sim entrar pela porta da frente e não só pedir doações, mas, vender um negócio, e a gente ser vista com outros olhos. E é o que a gente vem fazendo hoje.”, explica Natália Tatanka.

 

No palco, Natália Tatanka subiu acompanhada por parte da equipe do Giardino, mulheres que, diariamente, constroem e fortalecem as razões e os resultados que levaram o Giardino a se tornar referência em gastronomia social no estado. O prêmio foi entregue à coordenadora comercial, Flávia Carolina; à chef de cozinha, Suemy Leitão; à assistente de cozinha e motorista, Letícia Vitória, e à professora e orientadora, Eveline Alencar, que faz conexão entre os saberes acadêmicos e o conhecimento popular dentro das cozinhas do Movimento Saúde Mental. 

 

O negócio surgiu como uma solução a partir dos diversos problemas sociais enfrentados pela comunidade do Grande Bom Jardim, em especial das mulheres. O objetivo é gerar oportunidade de melhoria de vida dos moradores do território a partir da geração de renda mínima estável, da garantia de emprego, além de efetivar a participação de mulheres no empreendedorismo, movimentando a economia local. “Aqui tem uma parte dessas mulheres que são impactadas, que são do Bom Jardim. Amanhã, vamos estar em outras páginas dos jornais, a não ser as policiais. O Bom Jardim tem um dos piores índices de IDH da cidade de Fortaleza e estar aqui, representando um negócio social que gera impacto na vida de tantas mulheres que chegam vulneráveis, com vontade de morrer, sem perspectiva de vida, e agora estão aqui recebendo um prêmio e sendo aplaudidas por vocês”, agradece a CEO.

 

No ano passado, o trabalho do Giardino Buffet também foi destaque durante o  Expo Favela Innovation Brasil, uma feira de negócios que promove e reúne empreendedores e startups da favela a investidores que desejam acelerar estes empreendimentos, gerando negócios em todo o país. Na etapa Ceará, o Giardino Buffet foi um dos projetos inovadores selecionados para representar o estado na etapa nacional, que ocorreu em São Paulo. Em seu discurso, Flávia Carolina reforça o que a comunidade sempre soube: “O Bom Jardim só precisa de uma oportunidade. E é isso que a gente está pedindo agora”.

 

O buffet é um negócio alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) alicerçam as atividades do Giardino, que são desenvolvidas sobre os pilares da Igualdade de Gênero (ODS 5), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8) e Redução das Desigualdades (ODS 10). A preparação de alimentos e o atendimento do Giardino contam com orientação do Programa Gastronomia Social, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A aceleração de negócios impulsionada pela organização Somos Um é um diferencial para a realização das atividades.

 

CONFIRA A LISTA DOS VENCEDORES DE CADA CATEGORIA, NO CEARÁ

 

Terceiro Setor

Giardino Buffet

 

Acadêmicas

Mulher e a gestão de agroecossistemas: até onde pode ir o seu quintal?

 

Empregadas ArcelorMittal Aços Planos

Projeto Despacho de Placas via RFID no Pecém

 

Empresa Privada (A1)

Compartilha

 

Imprensa (Reportagem)

Projeto Legados – Entrevistas com grandes empresários que deixam legados para a sociedade e a economia do Ceará

 

Setor Público

Meninas Digitais do Vale

Projeto Flor do Campo

 

Assista à premiação completa: clique aqui.

 

ENCONTRE O GIARDINO

 

E-mail: giardinobuffet@movimentosaudemental.org

 

Telefone: (85)9.8214-5296

 

Instagram: @giardinobuffet_

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

 

 A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde. 

 

por Gabriele Félix