(Equipe da Universidade Federal do Ceará almoçou no Giardino Buffet e conheceu os projetos e ações do MSM / Foto: Yago Medina)
Na manhã desta quinta-feira, 4, a vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Diana Azevedo, e uma equipe formada por pró-reitores e professores da universidade, visitaram o Movimento Saúde Mental (MSM) para conhecer os projetos e as ações desenvolvidas pela organização. A parceria das duas instituições teve início no ano de 1999, a partir do projeto Sim à Vida, então vinculado ao Departamento de Medicina da UFC como projeto de extensão universitária.
Ao longo dos anos, vários projetos de extensão da UFC se somaram à parceria com o MSM. As mais recentes ações de extensão junto ao MSM são: o projeto Gastronomia Social, coordenado pela professora Eveline Alencar; o Doçuras que Agrega, com a professora Alessandra Pinheiro; o programa Colcha de Retalhos, com coordenação extensionista da professora Araguacy Paixão, coordenação geral de Janaína Fernandes e coordenação social de Vilenilza Matos; o Programa Extensionista do Grande Bom Jardim, coordenado pelo professor Eduardo Santiago e pela professora Lara Capelo, o programa Farmácia Viva, coordenado pela professora Mary Anne Medeiros e uma ação mensal organizada pela professora Nélida Cervantes com orientação jurídica, financeira, cuidados odontológicos e saúde preventiva da mulher, iniciada na favela do Marrocos, em junho deste ano.
A Extensão é um dos pilares da universidade que, aliada ao ensino e a pesquisa, contribui para viabilizar o caráter transformador da educação de Ensino Superior. A conexão entre educação, cultura e ciência é um processo indispensável para a democratização do conhecimento, seja ele acadêmico, tradicional ou popular. Em sua história de 40 anos com a UFC, Diana Azevedo ainda se diz surpresa com a potência da universidade dentro dos territórios. “Tem sido uma semana que tem me feito refletir muito sobre algo que a gente fala, meio clichê, sobre a extensão, mas que é muito real. A universidade não é, só, a detentora única do saber e que, através dos projetos de extensão, derrama suas pérolas de sabedoria para o seu entorno; muito pelo contrário, é como você [padre Rino] fala: é só um dos saberes. Tem o saber dos povos originários, o saber popular, e a gente vai construindo juntos”, reitera.
Durante a visita, a equipe foi acolhida pelo presidente do MSM, padre Rino Bonvini e pela equipe da Palhoça, vivenciando uma das práticas integrativas completares de cuidado, que são oferecidas gratuitamente aos moradores do território. O grupo almoçou no Giardino Buffet, negócio social do Movimento Saúde Mental, coordenado pela aluna do mestrado de Gastronomia da UFC, Natália Tatanka. A preparação de alimentos e o atendimento do Giardino contam com orientação do Programa Gastronomia Social, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O buffet é uma resposta da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) ao problema do desemprego, contribuindo para a superação da pobreza no território. Desde sua criação, acelerada pela Somos Um, o Giardino é uma referência para outros negócios do terceiro setor.
Confira a lista de participantes da visita
- Adênia Guimarães – Pró-Reitora Adjunta de Planejamento e Administração da UFC
- Alessandra Pinheiro – Professora do curso de Gastronomia da UFC
- Bernadete Porto – Pró-Reitora de Extensão da UFC
- Bruno Matos – Pró-Reitor Adjunto de Gestão de Pessoas da UFC
- Bruno Rocha – Pró-Reitor de Assistência Estudantil da UFC
- Carlos Estêvão – Pró-Reitor Adjunto de Extensão da UFC
- Cláudia Pessoa – Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC
- Davi Romero – Pró-Reitor de Graduação da UFC
- Diana Azevedo – Vice-Reitora da UFC
- Eveline de Alencar – Professora do curso de Gastronomia da UFC e coordenadora do Gastronomia Social
- Francisco Mauro – Consultor Técnico da Ease Labs
- Glícia Pontes – Pró-Reitora Adjunta de Cultura da UFC
- Hermógenes David – Pró-Reitor Adjunto de Graduação
- João Guilherme Nogueira – Pró-Reitor de Planejamento e Administração da UFC
- Leopoldo Gondim – Professor do curso de Gastronomia da UFC
- Márcia Regina – Pró-Reitora Adjunta de Assistência Estudantil da UFC
- Marilene Feitosa – Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da UFC
- Paulo Henrique – Professor do curso de Gastronomia da UFC
- Sandro Thomaz – Pró-Reitor de Cultura da UFC
GALERIA DE FOTOS
SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA
A Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) é uma metodologia socioterapêutica multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde.
Redação por Gabriele Félix
Fotos por Yago Medina