(CEO do Giardino Buffet, Natália Tatanka, integra a equipe do Fórum de Implementação do Pacto contra a Fome no Ceará / Foto: Arquivo MSM)

 

O Giardino Buffet, negócio social do Movimento Saúde Mental (MSM), participou da Reunião do Fórum de Implementação do Pacto Contra a Fome no Ceará, realizada na terça-feira, 14, no Instituto Primeira Infância (IPREDE). Natália Tatanka, CEO do Giardino, compõe a Equipe e Governança do Pacto no Ceará, instância colaborativa que reúne representantes de diferentes setores da sociedade para discutir, identificar demandas, captar recursos e liderar a implementação das ações para o avanço dos objetivos do Pacto.

 

O retorno do Brasil ao Mapa da Fome acende um alerta para a mobilização nacional e local contra a insegurança alimentar no país. O objetivo das ações é que, até 2030, nenhuma pessoa no Brasil esteja passando fome e que, até 2040, todos os brasileiros estejam bem alimentados. A visão do Pacto está alicerçada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) 1, 2, 3, 8, 10 e 17 –  Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem Estar, Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Redução das Desigualdades e Parcerias e Meios de Implementação -.  

 

O Giardino Buffet do MSM compõe a equipe que representa a sociedade civil, juntamente com a Associação Voar, Compassion Brasil, CUFA, EDISCA, Fundação Beto Studart, INEC, IPREDE, Padaria Artesanal, Projeto Amo Cuidar e Pensando Bem. A equipe também conta com a representação de Instituições de Ensino (IFCE, UECE, UFC e Unifor), da Iniciativa Privada (ACESU, Alvoar, J. Macedo, Mercadinho São Luiz, Pole Alimentos, RB Distribuidora, SESI e SESC / Mesa Brasil), além de representantes do Poder Público (Escola de Gastronomia IDB, FUNCAP, Gabinete da 1ª Dama, IPECE, IplanFor, Íris Lab, MPCE, Mandato Larissa Gaspar, SPS, SDA, SET, SDE, SIR e SDHD).

 

O Giardino Buffet é uma resposta da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) do MSM ao problema do desemprego, contribuindo para a superação da pobreza no território do Grande Bom Jardim. A preparação de alimentos e o atendimento do Giardino contam com orientação do Programa Gastronomia Social, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A aceleração de negócios impulsionada pela organização Somos Um é um diferencial para a realização das atividades.

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

 

A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde. 

 

por Gabriele Félix