Neste ano de 2021, o Movimento Saúde Mental realiza os seguintes programas e ações:

  1. Práticas Integrativas Complementares, com terapias individuais e grupais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza.
  2. Sim à Vida, acolhimento diário de crianças e adolescentes visando à prevenção às dependências e ao desenvolvimento das inteligências múltiplas, com oferta de alimentação e acompanhamento nutricional, funciona como uma ação de extensão do departamento de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), tem apoio do programa governamental Mais Nutrição e da Casa Civil do Governo do Estado (a partir de dezembro/2021).
  3. Arte Música e Espetáculo, uma série de ações preventivas, terapêuticas e formativas em artes visuais e cênicas, música, leitura e uma sala de exibição de filmes.
  4. Jovem Aprendiz, programa que oferece formação a jovens e os insere em empresas para a experiência do primeiro emprego, chancelado por órgãos públicos.
  5. Laboratório de produção de games e de robótica (LabINEC), realizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania.
  6. Escola de Gastronomia Autossustentável, conta com o acompanhamento do Programa Gastronomia Social da UFC, faz formação e, especialmente, realiza ação direta contra a fome com a distribuição de refeições, já tendo superado a entrega de 72 mil marmitas em 2021.
  7. Buffet Giardino, criado a partir da Escola de Gastronomia Autossustentável, gera oportunidades de ocupação profissional para mulheres da comunidade, contribuindo para a superação da pobreza no território do Bom Jardim. Tem foco na sustentabilidade do Movimento Saúde Mental com repasse de recursos gerados na contratação de serviços de gastronomia.
  8. Horta de plantas medicinais integrada a extensão da UFC por meio do Programa Farmácias Vivas do Horto Abreu Matos, fornecedora de insumos para o Laboratório de Fitoterápicos do Governo do Estado na produção do elixir de erva cidreira.
  9. Ações integradas em cogestão com a Prefeitura de Fortaleza: CAPs Comunitário do Bom Jardim e Residência Terapêutica.
  10. Formação em Abordagem Sistêmica Comunitária e Terapia Comunitária Integrativa, com certificação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará.
  11. Medidas de Ressocialização, com acolhimento de pessoas advindas da vara de Penas e Medidas Alternativas do Tribunal de Justiça do Ceará.
  12. Ação junto Etnia Indígena, com acolhimento e apoio a índios, principalmente os Pitaguary.
  13. Espaço para preceptoria de estudantes de várias faculdades. Em 2021 recebeu alunos para visitas e estágios da UNILAB, UNIRB, ESTÁCIO, UNIFOR, PITAGORAS e UNIFAMETRO.
  14. Bazar solidário, moradoras consertam e realizam permutas de peças de vestuário.
  15. Ação de sistema integrado de produção agroecológica (sipa) com produção de insumos para a Escola de Gastronomia Autossustentável.

O MSMC investe em sustentabilidade com poços profundos e captação de energia solar.