Neste ano de 2021, o Movimento Saúde Mental realiza os seguintes programas e ações:
- Práticas Integrativas Complementares, com terapias individuais e grupais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza.
- Sim à Vida, acolhimento diário de crianças e adolescentes visando à prevenção às dependências e ao desenvolvimento das inteligências múltiplas, com oferta de alimentação e acompanhamento nutricional, funciona como uma ação de extensão do departamento de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), tem apoio do programa governamental Mais Nutrição e da Casa Civil do Governo do Estado (a partir de dezembro/2021).
- Arte Música e Espetáculo, uma série de ações preventivas, terapêuticas e formativas em artes visuais e cênicas, música, leitura e uma sala de exibição de filmes.
- Jovem Aprendiz, programa que oferece formação a jovens e os insere em empresas para a experiência do primeiro emprego, chancelado por órgãos públicos.
- Laboratório de produção de games e de robótica (LabINEC), realizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania.
- Escola de Gastronomia Autossustentável, conta com o acompanhamento do Programa Gastronomia Social da UFC, faz formação e, especialmente, realiza ação direta contra a fome com a distribuição de refeições, já tendo superado a entrega de 72 mil marmitas em 2021.
- Buffet Giardino, criado a partir da Escola de Gastronomia Autossustentável, gera oportunidades de ocupação profissional para mulheres da comunidade, contribuindo para a superação da pobreza no território do Bom Jardim. Tem foco na sustentabilidade do Movimento Saúde Mental com repasse de recursos gerados na contratação de serviços de gastronomia.
- Horta de plantas medicinais integrada a extensão da UFC por meio do Programa Farmácias Vivas do Horto Abreu Matos, fornecedora de insumos para o Laboratório de Fitoterápicos do Governo do Estado na produção do elixir de erva cidreira.
- Ações integradas em cogestão com a Prefeitura de Fortaleza: CAPs Comunitário do Bom Jardim e Residência Terapêutica.
- Formação em Abordagem Sistêmica Comunitária e Terapia Comunitária Integrativa, com certificação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará.
- Medidas de Ressocialização, com acolhimento de pessoas advindas da vara de Penas e Medidas Alternativas do Tribunal de Justiça do Ceará.
- Ação junto Etnia Indígena, com acolhimento e apoio a índios, principalmente os Pitaguary.
- Espaço para preceptoria de estudantes de várias faculdades. Em 2021 recebeu alunos para visitas e estágios da UNILAB, UNIRB, ESTÁCIO, UNIFOR, PITAGORAS e UNIFAMETRO.
- Bazar solidário, moradoras consertam e realizam permutas de peças de vestuário.
- Ação de sistema integrado de produção agroecológica (sipa) com produção de insumos para a Escola de Gastronomia Autossustentável.
O MSMC investe em sustentabilidade com poços profundos e captação de energia solar.