Por meio da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), o Alimentando Sonhos atua em diversos locais de Fortaleza Região Metropolitana com aulas de gastronomia gratuitas para a comunidade / FOTO: ARQUIVO MSM

 

O Movimento Saúde Mental (MSM) por meio de sua Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), realizou mais um mês de cursos de gastronomia com o projeto “Alimentando Sonhos”, com fomento da empresa M. Dias Branco. Os cursos dispõem de professores do Programa Gastronomia Social da Universidade Federal do Ceará. No mês de outubro foram 72 pessoas capacitadas nos cursos ofertados, espalhadas por Fortaleza, como no Bom Jardim e Parque Santa Rosa.

 

Com turmas distribuídas para cada semana, a iniciativa promoveu formação em Panificação Básica, Confeitaria Básica e Salgados Comerciais, além de conhecimentos básicos de empreendedorismo, contabilizando 20h para cada curso. As aulas são ministradas pelos bolsistas do programa de extensão Gastronomia Social do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará. 

 

 

Alimentando Sonhos é uma iniciativa da empresa M. Dias Branco que nasceu da vontade de estimular o empreendedorismo e a profissionalização no setor alimentício. Com a meta de alcançar 150 mil pessoas com essa ação, o projeto busca promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades através da qualificação de novos profissionais para o mercado de trabalho, reduzindo a desigualdade e contribuindo para a superação da pobreza.

 

Desde 2022, o Movimento Saúde Mental e o Alimentando Sonhos oferecem cursos sobre pães, salgados, bolos, pizzas, entre outras massas.

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

A ASC é uma metodologia socioterapêutica multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde.

Por Richardson Lael