Realizado na Casa AME do Movimento Saúde Mental, o LabINEC Bom Jardim oferta cursos de Robótica, Jogos Digitais e Criação de Aplicativos para crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos. / FOTO: RICHARDSON LAEL
O Instituto Nordeste Cidadania (INEC), parceiro do Movimento Saúde Mental (MSM), promoveu nos dias 16 e 23 de outubro uma visita ao projeto EcoInec de Agroecologia Urbana, para os alunos LabINEC. O objetivo é de inspirar aos futuros programadores da formação um pensamento ecológico integrado à tecnologia.
A Abordagem Sistêmica Comunitária do MSM considera a ecofilia – relação de amizade e cuidado com a natureza, principalmente com as plantas. Já a “ecologia” é formada pelas derivação das palavras gregas “oikos” [casa] e “logos” [estudo]. Assim, podemos raciocinar que na “ecofilia” se inclui a palavra “philia” [amizade autêntica], desta forma plantas, animais, vegetais e seres invisíveis são todos integrados como parentes numa relação amorosa para o surgimento e a manutenção da vida.
A proposta do EcoInec é trazer educação socioambiental promovendo agricultura urbana sustentável, melhorando a qualidade de vida nas grandes cidades e fomentando práticas responsáveis, como o consumo de alimentos orgânicos.
A visita se iniciou com palestra realizada pelo Consultor do EcoInec, Rafael Motta, que trouxe explicações sobre a agroecologia e meio ambiente, e apresentou a iniciativa junto com os colaboradores para os jovens. Em seguida, a turma pode conhecer de perto a produção de alimentos e plantas do local a partir da visita ao pomar, a mandala de hortaliças e a produção do adubo feito pelo projeto. Além disso, os alunos degustaram legumes e frutas orgânicas da plantação.
Mônica Ribeiro, coordenadora do LabINEC, ressalta a importância dessa visita aos jovens atendidos pelo projeto. “É muito importante promover o contato das crianças com a natureza como parte da formação para um amanhã mais verde, valorização do cultivo diverso de alimentos em pequenos espaços urbanos e o fomento de uma cultura ambiental sustentável como estratégia de enfrentamento aos impactos das mudanças climáticas que vivemos na atualidade”.
O objetivo do LABInec é despertar nas crianças os potenciais criativos e a capacidade de solucionar problemas. A partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a metodologia envolve pesquisa, engajamento e participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e a cocriação. Assim, a BSQ Inova e o INEC realizam a formação.
A metodologia de ensino se baseia na busca de soluções de problemas e desafios, através da observação e cocriação. Os jovens também contam com acompanhamento pedagógico e psicológico orientados pela Abordagem Sistêmica Comunitária.
SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA
A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde.
Por Richardson Lael