Alunas do curso Gastronomia e Terapia venderam seus produtos no Festival Gastronômico, na Palhoça Comunitária do MSM / FOTO: RICHARDSON LAEL
O Movimento Saúde Mental comemorou neste último sábado, 31/08, o Dia do Voluntariado, oferecendo ações e serviços gratuitos à comunidade do Bom Jardim e bairros vizinhos. Realizado na Palhoça Comunitária, os habitantes do bairro tiveram a oportunidade de participar da Escuta em Movimento – atendimento psicológico emergencial e preventivo – e do “Festival Gastronômico – Gastronomia e Terapia”, idealizado pelas alunas do Gastronomia e Terapia da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA).
Juntamente à programação, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social (SPS), também esteve presente, na rua Dr. Fernando Augusto, 985, com o Caminhão do Cidadão, que foi responsável pela emissão e renovação de documentos básicos como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), 1ª via do CPF e emissão do comprovante, além da emissão do atestado de Antecedentes Criminais, impressão da Declaração de NIS e orientações para fazer a Carteira de Trabalho (CTPS Digital).
CONFIRA MAIS FOTOS
SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA
A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde.
Por Richardson Lael