A equipe do Giardino é composta por mulheres que fizeram cursos na Escola de Gastronomia Autossustentável do MSM (Foto: Reprodução/Instagram)

Natália Tatanka, em nome do Giardino Buffet, negócio social do Movimento Saúde Mental (MSM), e José Santana, advogado da instituição, marcaram presença no SDGs in Brazil 2024, o maior encontro de sustentabilidade corporativa do mundo, que acontecerá na sede das Nações Unidas, em Nova York. O evento, organizado pela Rede Brasileira do Pacto Global da ONU, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, integra a agenda da semana da Assembleia Geral da ONU.

O SDGs in Brazil reúne líderes globais para debates e painéis sobre temas como meio ambiente, direitos humanos, trabalho, integridade e finanças. O evento busca promover a construção de redes e a troca de ideias para o avanço dos Sustainable Development Goals (SDGs) — em português, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — consolidando o acordo das empresas com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

No primeiro dia, 19, Natália Tatanka se reuniu com investidores de impacto social, compartilhando a experiência do Giardino na periferia como exemplo replicável em outros territórios vulneráveis. Entre os participantes do encontro, estava Ticiana Rolim, CEO da Somos Um CE, organização que apoia financeiramente e estruturalmente o Giardino Buffet. No mesmo dia, José Santana conheceu Rachel Maia, primeira mulher negra a ocupar o cargo de CEO no Brasil e atual presidente do conselho de administração do Pacto Global Rede Brasil. 

No segundo dia, 20, ao lado de Alê Imanishi do Pacto Contra a Fome, Natália teve a oportunidade de conversar com a primeira-dama, Janja Silva. “Hoje a Janja ouviu falar do Bom Jardim”, compartilhou Natália, visivelmente feliz.

A participação de Natália Tatanka destaca o compromisso do Giardino Buffet com a sustentabilidade e com a implementação dos princípios do Pacto Global da ONU. O Giardino Buffet, um negócio social nascido da comunidade do Grande Bom Jardim por meio do Movimento Saúde Mental, é mais do que um serviço de buffet; é uma iniciativa que segue os princípios da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A sustentabilidade está no centro de sua atuação, com um foco na promoção da igualdade de gênero (ODS 5), no trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) e na redução das desigualdades (ODS 10).

O Giardino Buffet é uma resposta da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) aos problemas sociais enfrentados pela comunidade do Grande Bom Jardim, especialmente pelas mulheres. Criado em 2021, durante a pandemia, o buffet surgiu com o objetivo de gerar oportunidades para as moradoras do território a partir da geração de renda mínima estável e da garantia de emprego. Além disso, o Giardino fortalece o empreendedorismo feminino e contribui para a sustentabilidade das ações do Movimento Saúde Mental.

A preparação de alimentos e o atendimento do Giardino contam com orientação do Programa Gastronomia Social, ação de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenado pela professora de Gastronomia Eveline Alencar.

 

CONFIRA MAIS FOTOS

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

A ASC é uma metodologia socioterapêutica multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde.

Por Yasmin Louise