A Casa AME Dom Franco Masserdotti usa a arteterapia para ajuda na promoção da autoestima, no resgate da cidadania e na construção de uma sociedade mais consciente, mais justa, na busca de seus direitos, no fortalecimento da cultura e na inclusão social de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica / ARTE: FRANCISO ARRAIS
Nos dias 28 e 29 de novembro, o Movimento Saúde Mental (MSM) promove o Movimento de Consciência Negra 2024, na Palhoça Comunitária, em Fortaleza. Organizado pela Casa AME – Arte, Cultura e Espetáculo Dom Franco Masserdotti, o evento busca fomentar o diálogo sobre igualdade étnico-racial, valorizar as contribuições do povo negro, sem deixar de apontar as necessidades que se manifestam e os anseios de um futuro mais justo.
O evento é gratuito e aberto ao público: a confirmação de participação é feita via forms.
A programação inclui rodas de conversa, apresentações culturais, oficinas, festival de culinária afro, roda de samba e uma celebração ecumênica conduzida pelo Pe. Rino Bonvini e representantes de religiões afro-brasileiras. Confira programação completa:
28/11/2024
9h – Abertura do evento.
9h15 – Interpretação do poema Me gritaram Negra, de Victória Santa Cruz, pela artista Cris Alves.
9h45 – Apresentação da coreografia Força e Pudor, com Maria Alice, 11 anos, sob a direção da coreógrafa Aline Rodrigues (Studio de Dança Aline Rodrigues).
10h – Roda de conversa: Por que falar da Consciência Negra: A beleza de cada um, negritude e violência.
13h30 às 15h – Oficina de Turbantes com Geni Sobreira.
13h30 às 16h – Trançado de Cabelo Afro com Ana Vitória Santos, do bairro Barroso.
16h – Roda de capoeira com Contra Mestre Chiclete e Mestre João Paulo (participação a confirmar).
17h às 17h30 – Encerramento com a apresentação Samba da Vicênça – A Força que vem da Raiz, com Vicênça Soledade de Almeida.
29/11/2024
8h30 às 10h – Oficina de Bonecas Abayomi com Balbina Lucas.
9h às 12h – Trançado de Cabelo Afro com Kadija e Produção de Bijuterias Afro com Bernadete.
13h30 às 15h – Roda de conversa: Religiosidade Afro.
16h – Celebração ecumênica conduzida por Pe. Rino e representantes afro.
Sobre a Casa AME
A Casa AME Dom Franco Masserdotti foi inaugurada em janeiro de 2006, com um conjunto de expressões artísticas que ajuda às pessoas na promoção da autoestima, no resgate da cidadania e na construção de uma sociedade mais consciente, mais justa, na busca de seus direitos, no fortalecimento da cultura e na inclusão social de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica.
SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA
A ASC é uma metodologia socioterapêutica multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde.
Por Richardson Lael