Todos os dias, o Sim à Vida atende cerca de 60 crianças e adolescentes na comunidade Marrocos do Bom Jardim / FOTO: ARQUIVO MSM
O Sim à Vida Marrocos, do Movimento Saúde Mental, participará da campanha Matching Day do Global Giving. No dia 3 de dezembro, toda doação feita ao projeto será duplicada pelo próprio Global Giving.
A campanha funcionará da seguinte forma: se você doar 10 dólares (por exemplo), o Global Giving também doará 10 dólares, totalizando, assim, 20 dólares de doação para o projeto.
A doação é feita pelo QR Code da imagem ou pelo site da Instituição. Global Giving é uma organização sem fins lucrativos que também ajuda a conectar doadores de qualquer parte do mundo a outras organizações sociais.
O Sim à Vida é o programa de prevenção à dependência química do Movimento Saúde Mental (MSM), voltado para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos. No Brasil, as escolas funcionam apenas em meio período, deixando várias horas todos os dias em que as crianças ficam sozinhas. Para aquelas que vivem em situações vulneráveis, isso aumenta o risco de exposição e envolvimento com influências negativas, incluindo o uso de drogas.
SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA
A ASC é uma metodologia socioterapêutica multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde.
Por Richardson Lael