O buffet é uma resposta da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) ao problema do desemprego, contribuindo para a superação da pobreza no território do Grande Bom Jardim. / FOTO: PODCAST NOSSA VOZ

 

Natália Tatanka representou o Giardino Buffet, do Movimento Saúde Mental (MSM), no episódio do dia 26/10 do podcast “Nossa Voz”, da Câmara Municipal de Fortaleza. Ao lado de Andréa Cardoso, da organização Somos Um, foi discutido sobre empreendedorismo social e a importância de negócios de impacto na capital. Natália contou a história do buffet como um case de sucesso dentro do Grande Bom Jardim.

 

Natália destacou a Abordagem Sistêmica Comunitária, tecnologia social desenvolvida pelo MSM, presente como forma terapêutica na rotina de trabalho das mulheres empreendedoras do Giardino Buffet. “[…] Enquanto o bolo está no forno, estamos conversando, estamos fazendo uma meditação, estamos fazendo aromaterapia”.

 

Criado em 2021, durante a pandemia, o Giardino surgiu como uma solução a partir dos diversos problemas sociais enfrentados pela comunidade do Grande Bom Jardim, em especial das mulheres. O objetivo é gerar oportunidade de melhoria de vida dos moradores do território a partir da geração de renda mínima estável, da garantia de trabalho, além de efetivar a participação de mulheres no empreendedorismo, movimentando a economia local.

 

Confira o episódio completo em nosso canal do Youtube.

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde.

Por Richardson Lael