A ação, que ocorre de segunda a sábado por toda Fortaleza e região metroplitana, atenderá a comunidade do Grande Bom Jardim nesse fim de semana / FOTO: SPS

 

No dia 31 de agosto, o Caminhão do Cidadão, da Secretaria de Proteção Social do Governo do Estado  (SPS), estará em frente à Palhoça Comunitária do Movimento Saúde Mental, localizada na Rua Dr. Fernando Augusto, 985, no bairro Bom Jardim. A iniciativa acontecerá das 9h às 16h, com serviços gratuitos de emissão de documentação básica para a comunidade.

Entre os serviços disponíveis, estão a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), 1ª via do CPF e emissão do comprovante, emissão do atestado de Antecedentes Criminais, impressão da Declaração de NIS e orientações para fazer a Carteira de Trabalho (CTPS Digital).

Antes das 8 horas da manhã, serão distribuídas senhas limitadas para os atendimentos. É importante que os cidadãos apresentem tanto os documentos originais quanto suas cópias legíveis e sem rasuras.

 

Documentos necessários para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN):

 

  • CPF em situação regular junto à Receita Federal; 
  • Certidão de Nascimento, se for solteiro; ou certidão de casamento, se for casado;
  • Comprovante de endereço que contenha número de CEP válido;
  • Caso seja divorciado ou viúvo, é necessário que a informação esteja presente na Certidão de casamento;
  • Pessoas menores de 16 anos devem comparecer ao atendimento acompanhadas por um responsável legal. Também é necessário apresentar o número de CPF em situação regular junto à Receita Federal;
  • Para pessoas com menos de 16 anos assistidas pelo Conselho Tutelar, é indispensável a apresentação da declaração de tutela. 

 

Essa ação é uma oportunidade para os moradores do Grande Bom Jardim atualizarem seus documentos de maneira gratuita. 

 

SERVIÇO

Data: 31/08

Horário: 9h às 16h

Local: Rua Dr. Fernando Augusto, 985

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde.

Por Yasmin Louise