O Empoderamento Digital acontece todas às segundas-feiras na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) / FOTO: ARQUIVO MSM

 

O Gastronomia e Terapia: Novos Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima, acolheu os alunos no auditório da Casa AME (Arte, Música e Espetáculo), do Movimento Saúde Mental (MSM), para o módulo de Empoderamento digital.  A aula sobre PowerPoint e Canva, realizada na última segunda, 9, visa repassar conhecimento sobre ferramentas tecnológicas para ajudar profissionalmente os alunos, complementando os conhecimentos em gastronomia.

 

As aulas fazem parte da programação da segunda semana de setembro, do dia 9 ao 13. Na segunda, os alunos aprenderam as funcionalidades básicas da ferramenta de slides PowerPoint, além da edição de arquivos para divulgação nas redes sociais pelo Canva, plataforma de design gráfico. 

 

O dia também incluiu o momento biopsicossocioespiritual, onde discutiu-se sobre relações sociais e interpessoais. Ao final de cada aula os participantes do projeto fazem uma análise sensorial, que consiste na degustação dos pratos para comparar e entender as diferentes técnicas aplicadas.

 

Durante a semana, as quatro turmas – Doces e Sobremesas Clássicas Gourmet, Pães do Mundo, Chocolatier, Patisserie e Confeitaria Contemporânea – produziram bolos inclusivos, bolo de andares, alfajor, temperagem de chocolate e finger food. Ao final de cada aula, os alunos realizam a análise sensorial, degustando os pratos dos colegas para comparar e entender as diferentes técnicas aplicadas.

 

O Gastronomia e Terapia contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, e 10 – Redução das desigualdades. O curso é realizado pelo Movimento Saúde Mental, com o fomento do Instituto Cooperforte e o suporte técnico e metodológico da equipe do programa de extensão universitária Gastronomia Social, vinculada ao curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

 

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde. 

Por Richardson Pereira