(Coordenador da Palhoça Comunitária, Ivan Nogueira, fala sobre a Escuta em Movimento)

 

Na manhã do sábado, 27/7, o CETV transmitiu ao vivo sua visita à Palhoça Comunitária, o principal espaço de cuidados terapêuticos do Movimento Saúde Mental. A reportagem informou sobre os serviços de acolhimento oferecidos gratuitamente durante o “Escuta em Movimento”.

 

O Escuta em Movimento é uma iniciativa do Movimento Saúde Mental que dispõe à comunidade um serviço de escuta psicológica emergencial e preventiva, com foco nas demandas emocionais imediatas. A ação é realizada no último sábado de cada mês com psicólogos voluntários.

 

Durante a cobertura, o repórter Isaac Macêdo entrevistou Ivan Nogueira, coordenador da Palhoça, que explicou detalhadamente como funciona o agendamento para as escutas individuais, além dos encaminhamentos feitos pelos profissionais após a conversa.

 

Lena Maria, assistente social envolvida na ação, também deu entrevista ressaltando a importância dos atendimentos psicológicos oferecidos pelo movimento, especialmente no bairro Bom Jardim, bem como o impacto positivo que essas práticas de cuidado têm na vida dos beneficiários atendidos pela Palhoça.

 

Assista a reportagem: https://globoplay.globo.com/v/12790830/

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA (ASC)

 

A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde. 

 

Por Yasmin Louise