Além do Padre Dr. Rino Bonvini, a formação contará com a participação de terapeutas e psicólogos / FOTO: RICHARDSON PEREIRA

 

O Padre Dr. Rino Bonvini realizou, no dia 19/8/24, aula inaugural da formação em Abordagem Sistêmica Comunitária com Ênfase na Prevenção a Dependência Química, voltada para profissionais da Secretaria de Proteção Social do Governo do Estado, especialmente para aqueles que trabalham na Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas.

 

O encontro, realizado na Palhoça Terapêutica do Movimento Saúde Mental, teve acolhimento com prática integrativa de cuidado o coordenada pela psicóloga Natália Martins. Em seguida, Padre Rino Bonvini apresentou aspectos históricos, teóricos e práticos da Abordagem Sistêmica Comunitária, que envolve também a Teoria Geral dos Sistemas.

 

O curso envolve duas turmas de 28 servidores, contabilizando cada turma 60 horas aula. Em seu primeiro dia, participaram as duas turmas. A partir de quarta-feira, seguem aulas para a turma um, e quinta-feira, aulas para turma dois.

 

CONFIRA MAIS FOTOS

 

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

 

A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde.

 

Texto e fotos por Richardson Pereira