As receitas ensinadas no Gastronomia e Terapia serão reproduzidas para o público do Grande Bom Jardim durante o Dia do Voluntariado / FOTO: Arquivo MSM

 

O projeto Gastronomia e Terapia da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), do Movimento Saúde Mental (MSM), promoverá neste sábado, 31/08, o “Festival Gastronômico – Gastronomia e Terapia”. Fazendo parte da programação para o Dia do Voluntariado, o evento ocorrerá de 8h às 12h na Palhoça Comunitária do MSM e contará com a venda de pratos feitos pelos alunos da profissionalização, além de produções artesanais.

 

Seguindo as divisões das turmas do curso Doces e Sobremesas Clássicas Gourmet, Pães do Mundo, Chocolatier e Patisserie e Confeitaria Contemporânea – o público acolhido poderá consumir uma variedade de comidas como bolos, pães, tortas salgadas e sobremesas como dindin, copo da felicidade, chocolates e mais. O lucro será destinado para os próprios alunos para ajudar na produção de seus negócios.

 

O festival reúne a EGA e o programa de extensão universitária Gastronomia Social, vinculada ao curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e conta com o fomento do Instituto Cooperforte.

 

Programação do Dia do Voluntariado 

 

No dia 31 de agosto, a Palhoça Comunitária, do Movimento Saúde Mental (MSM), localizada na rua Dr. Fernando Augusto, 985, será palco de uma programação especial em celebração ao Dia Nacional do Voluntariado. O evento celebra o trabalho de pessoas que doam seu tempo, energia e talento, de maneira espontânea e não remunerada em prol de causas sociais. 

 

Entre a programação, destaca-se a presença do Caminhão do Cidadão, que estará estacionado em frente a Palhoça, das 9h às 16h. O Caminhão oferece gratuitamente a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), 1ª via do CPF e emissão do comprovante, emissão do atestado de Antecedentes Criminais, impressão da Declaração de NIS e orientações para fazer a Carteira de Trabalho (CTPS Digital). 

 

Antes das 8 horas da manhã, 60 senhas serão distribuídas para os atendimentos.Os cidadãos devem apresentar seus documentos originais e suas cópias legíveis, sem rasuras. Clique aqui para mais informações sobre o Caminhão do Cidadão

 

Além disso, haverá um momento de Escuta Terapêutica, coodenado por Ivan Nogueiro, coordenador da Palhoça.

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde.

 

Por Richardson Lael e Yasmin Louise