A manhã da sexta-feira, 19 de setembro, na telhoça do “Sim à Vida” do Marrocos, foi recheada de gritos de empolgação e prêmios que coroaram a final da semana de gincana do projeto. Com a partilha dos sonhos e o momento de relaxamento, a manhã começou tranquila. A música lenta e os sussurros tomaram o ambiente, mas a calmaria logo deu lugar aos cantos entoados que anunciavam a presença das equipes verde, branca e vermelha. O dia era decisivo, e o placar seguia acirrado.

 

Restando apenas duas fases na competição, a equipe branca se mantinha no topo, enquanto a vermelha e a verde brigavam pelo segundo lugar. Na primeira atividade, o objetivo era completar o circuito; eles precisavam trabalhar em equipe, revezando as tarefas para concluí-las no menor tempo possível. Embora formada por crianças mais jovens que as outras duas equipes, a equipe verde contou com a rapidez e a agilidade dos pequenos para disparar na frente e vencer esta etapa.

 

 

Enquanto comemorava, Ana Luiza, de 9 anos, declarou que o circuito foi sua atividade preferida da gincana: “adoro correr”. Com a vitória da equipe, o 2º lugar parecia cada vez mais próximo para os pequenos. A equipe branca, que havia assumido a liderança logo no início da semana de competições, parecia despreocupada. Mas, sem cantar vitória antes do tempo, a última tarefa exigia foco. A decisão viria de uma atividade simples: um círculo de crianças com uma bola no meio. Era preciso escutar os comandos e ganhava quem pegasse a bola primeiro. Cada equipe escolheu seu representante mais atento e, depois de algumas rodadas para decidir o empate, a competição estava encerrada.

 

 

Thales, de 11 anos, integra a equipe branca e está no projeto desde 2021. Sonha em ser jogador de futebol e pratica todos os dias como parte da sua rotina no projeto. “Eu brinco, relaxo, faço atividade, merendo e jogo bola”, explica. Naquela semana, no entanto, as atividades da gincana impediram a prática do esporte, mas trouxeram outro momento único para ele: o anúncio da vitória de sua equipe.

 

Estava anunciado: a equipe branca manteve o ouro, a verde ocupou o 2º lugar e a vermelha acabou em 3º. Entre medalhas e a comemoração, as equipes, em ordem de colocação, correram até a mesa de brindes para que cada um/a pudesse selecionar o seu favorito. Competitividade à parte, a gincana terminou em novas bolas, garrafinhas e chocolate, além de sorrisos e laços fortalecidos. Os pulos e abraços de felicidade expressavam a colheita do esforço e da cooperação presentes em cada equipe.

 

*O Sim à Vida Marrocos é um projeto social financiado pela Casa Cívil do Governo do Estado do Ceará 

 

por Lívia Vieira