FOTO: Josué Barlow
O Movimento Saúde Mental concluiu mais uma edição do curso Abordagem Sistêmica Comunitária com ênfase nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que integra a Extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio de convênio entre as duas instituições. A formação é realizada em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental (Copom), da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.
O curso envolveu 35 profissionais da saúde da Região Metropolitana de Fortaleza. Participaram enfermeiras, psicólogas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e outros profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Estado, atendendo comunidades urbanas, populações indígenas e quilombolas.
A formação buscou qualificar os/as participantes para a compreensão e aplicação da Abordagem Sistêmica Comunitária com ênfase nas PICS, promovendo o cuidado integral e coletivo, e desenvolvendo competências para atuar como facilitadores/as de processos de autoconhecimento, vivências de Cuidar do Cuidador e fortalecimento comunitário, por meio de metodologias participativas e inclusivas.
Junto de um amplo repertório de vivências, foram desenvolvidos em aulas participativas, os seguintes temas:
– Introdução à ASC e Circuito de Cuidados;
– Dinâmicas de Grupo e Rodas de Conversa Temática;
– Autoestima e Introdução ao Pensamento Sistêmico;
– Práticas Populares em Saúde (Paulo Freire), Ancestralidade, Vivência da Respiração;
– Formação por meio de workshops em Quick Massage, Auriculoterapia e Aromaterapia;
– Circularidade do Cuidado e Panorama das PICS, CAPS Comunitário do Bom Jardim;
– Revisão dos Conceitos da Abordagem Sistêmica Comunitária e Psicopatologia.
A aula inaugural do curso foi conduzida pelo padre Rino Bonvini, em 21 de março. O encerramento foi em 10 de outubro, com o fechamento dos módulos que corresponderam a 120 horas-aula. Além de Bonvini, ministraram aulas os seguintes professores: Alexandre Vieira, Ana Cristina Lopes, Ana Paula Fernandes, Elizeu Sousa, Igor Premal, Ivan Nogueira, Josefa Gonçalves, Lena Xavier, Lucy Lopes, Natália Martins, Neto Pitaguari, Odilon Filgueiras, Shirley Franklin, Vera Dantas, Zilar Amaro.
O curso foi coordenado pelo mestre em planejamento e políticas públicas, Elizeu Sousa, coordenador de Formação do MSM. O professor Jones Baroni Ferreira de Menezes, da Coordenadoria de Programa, Projetos, Cursos e Eventos de Extensão da Pró-reitoria de Extensão/UECE (Proex-UECE), atuou como parecerista neste curso. Após relatório final emitido pelo MSM, os/as alunos/as farão jus a certificados emitidos pela Proex-UECE.
Por Elizeu Sousa
Fotos: Josué Barlow



