O Giardino Buffet acolhe, cuida e emprega pessoas com trabalho decente e promoção de mobilidade social com qualidade de vida (FOTO: Arquivo/MSM)

 

No dia 10 de outubro, o Giardino Buffet, negócio social do Movimento Saúde Mental (MSM), participou como case social do Workshop Fórum ESG 2024, promovido pelo Grupo de Comunicação O POVO. O evento ocorreu na Academia Professor Darcy Ribeiro, em Fortaleza, com entrada gratuita, e abordou a importância do letramento e da aproximação da sociedade com a discussão sobre ESG. Natália Tatanka, fundadora e CEO do Giardino, participou do encontro, compartilhando sua experiência à frente do negócio social.

 

O workshop foi uma continuação do Fórum ESG realizado em julho e explicou o que está por trás das três letras da sigla ESG (Environmental, Social and Governance), traduzida para o português como ambiental, social e governança; com exemplos práticos em cada eixo. Natália Tatanka representou o eixo social ao compartilhar a trajetória do Giardino Buffet, uma iniciativa voltada para a geração de renda e melhoria de vida de mulheres do Grande Bom Jardim, em Fortaleza.

 

Além de Tatanka, o evento contou com a participação de Carol Kossling, editora de Projetos do O POVO e primeira colunista ESG do Ceará; Emanuelly Oliveira, fundadora e CEO da Social Brasilis, como case de governança; e Francinete Cabral (Dona Nete), fundadora da Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos (Socrelp), como case ambiental.

 

O Giardino Buffet foi criado em 2021, durante a pandemia, como uma extensão da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do MSM. Ele emprega mulheres que concluíram os cursos de gastronomia oferecidos pelo projeto, promovendo o empreendedorismo feminino, a sustentabilidade e o desenvolvimento local. A iniciativa segue os princípios da Agenda 2030 da ONU, especialmente voltados para a igualdade de gênero (ODS 5), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) e redução das desigualdades (ODS 10).

 

O Giardino oferece serviços de buffet para eventos corporativos e familiares, consultoria para eventos em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), aluguel de peças de seu acervo e indica serviços para festas infantis, como brinquedos e animadores, em colaboração com talentos e fornecedores da comunidade do Grande Bom Jardim.

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde. 

Por Yasmin Louise