No curso Chocolatier, os/as alunos/as aprendem de forma ampla sobre o que é o chocolate e como utilizá-lo de forma simples / FOTO: Arquivo MSM
Na última quarta-feira de março, 26, o curso Chocolatier foi destaque da semana do Gastronomia e Terapia com aula sobre chocolates finos e harmonização com vinhos. Promovida na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), do Movimento Saúde Mental (MSM), o momento contou com o preparo dos doces pelos/as alunos/as juntamente com uma degustação de vinhos comandada por Denis Saraiva, sommelier profissional, especialista em bebidas e produtos especiais do Supermercado Guará.
Entre os assuntos abordados, os/as participantes aprenderam sobre a abordagem teórica e prática sobre harmonização dos vinhos com sobremesas, incluindo a importância da estética e apresentação dos doces finos. Sob orientação de Denis, os/as alunos/as fizeram uma análise gustativa dos vinhos com os doces finalizados na aula. “Quando se fala de harmonização de vinhos e comida, pouco se pensa em sobremesas, no entanto essa arte combina com todas as etapas de um menu degustação. […] Então foram vistos a harmonização de sobremesas e vinhos e desenvolvimento na arte da degustação técnica de vinhos e a combinação com sobremesas diversas”, explica Julianna Almeida, professora da turma.
Confira mais sobre a aula em nosso Instagram.
ATIVIDADES DA ÚLTIMA SEMANA DE MARÇO
Nas demais formações gastronômicas, os/as alunos/as produziram receitas low carb, na aula de confeitaria saudável de Pâtisserie e Confeitaria. Na turma de Doces e Sobremesas Clássicas e Gourmet foi ensinado o preparo de brownies, trufas, bombons e ovos de páscoa.
Para o Módulo de Cidadania, a aula de segunda-feira, 24, teve como tema educação financeira. Comandada pela professora Monaliza Rocha, foram discutidos aspectos pessoais como planejamento e metas financeiras e outros conceitos básicos como receita, despesas, planejamento financeiro, orçamento mensal e poupança.
Todas as aulas contaram com momentos terapêuticos e análise sensorial dos pratos produzidos.
O Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima é uma iniciativa realizada pelo Movimento Saúde Mental, com o Termo de Fomento n° 961633 firmado junto ao Ministério das Mulheres, com parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsáveis pelo suporte técnico e metodológico. As ações contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das desigualdades.
SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA
A ASC é uma metodologia socioterapêutica multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde.
Por Richardson Lael