As aulas são ministradas pelos participantes do projeto Gastronomia Social do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará // FOTO: Arquivo MSM

 

A segunda semana de maio no Gastronomia e Terapia teve como destaque as aulas de naked cake da turma Pâtisserie e Confeitaria e montagem e decoração de bolos em Chocolatier. Durante os módulos nos dias 7 e 8, os/as alunos/as aprenderam a origem de cada receita, suas variações e colocaram em prática os preparos sob orientação dos professores.

 

Em Chocolatier, a turma comandada pela professora Julianna Almeida focou mais na preparação dos recheios, que incluiu chantininho, chocolate tradicional, branco e ninho, além de realizar todo o processo de decoração que explorou a criatividade de cada participante.

 

Já em Pâtisserie e Confeitaria, a professora Monaliza Costa explanou sobre o contexto histórico dos naked cakes e as técnicas de preparo que incluíram a massa, a montagem e a decoração. Os/as alunos/as também aprenderam sobre diferentes recheios e caldas.

 

 

Nos demais dias da semana, as aulas de gastronomia em Pães do Mundo contaram com receitas de empadas, quiches, pastel de forno e massas folhadas; enquanto na de Doces e Sobremesas Clássicas e Gourmet, os/as participantes produziram receitas de Alfajor e Pão de Mel. Na segunda, 5, Kaio Cezar Viana Barros ensinou sobre Marketing digital e Gestão de tráfego pago.

 

 

Todas as aulas do projeto Gastronomia e Terapia acontecem na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), onde também acontecem momentos de acolhimento em cuidados terapêuticos realizados pelos profissionais holísticos da Palhoça Comunitária do Movimento Saúde Mental (MSM).

 

O Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima é uma iniciativa realizada pelo Movimento Saúde Mental, com o Termo de Fomento n° 961633 firmado junto ao Ministério das Mulheres, com parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsáveis pelo  suporte técnico e metodológico. As ações contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades.

Por Richardson Lael