A aula faz parte da programação da formação gastronômica focada na execução de receitas à base de chocolate, além de proporcionar discussão sobre a cultura gastronômica do chocolate e a influência deste tipo de alimento no hábito alimentar / FOTO:
A turma Chocolatier foi destaque na segunda semana de atividades do Gastronomia e Terapia em maio, com aula sobre cookie e brownie. Ofertada pela professora Julianna Almeida no dia 14/05, os/as alunos/as aprenderam de forma prática as técnicas para o preparo dessas receitas clássicas. Além da reprodução dos pratos, os/as participantes também viram a história por trás de cada receita, bem como suas características e insumos necessários.
Em equipes, cada grupo fez um tipo de brownie e cookies de sabores diferentes e finalizando com a análise sensorial coletiva.
Já nos demais cursos, a semana contou com receitas variadas incluindo salgados e doces, além de pratos regionais. Em Pães do Mundo, massas empanadas foi o tema central do módulo. Para Pâtisserie e Confeitaria, a turma explorou a criatividade decorando bolos em chantininho e em Doces e Sobremesas Clássicas e Gourmet, nhá benta, pé de moleque e pé de moça foram as receitas feitas pelos participantes.
O Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima é uma iniciativa realizada pelo Movimento Saúde Mental, com o Termo de Fomento n° 961633 firmado junto ao Ministério das Mulheres, com parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsáveis pelo suporte técnico e metodológico. As ações contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades.
Por Richardson Lael