FOTO: Arquivo MSM

 

O Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima segue com o módulo de introdução às formações de gastronomia com aulas teóricas sobre boas práticas de manipulação de alimentos e utensílios. Durante a primeira semana de julho as turmas Chocolatier, da professora Luana Fontenele, e Salgados Comerciais, do professor Joel Andrade, deram aulas sobre ficha técnica, custo e precificação.

Nos dias 1 e 2, os/as alunos/as aprenderam sobre a importância das fichas técnicas para um negócio, além do cálculo de custos e preços na venda de alimentos. Ao final da aula os/as participantes fizeram uma mini oficina para colocar em prática o que foi aprendido.

 

 

Dentro do mesmo módulo, as turmas de Pâtisserie e Confeitaria e de Doces e Salgados para  Festas abordaram conteúdo sobre mise en place, praticando com receitas de bolos, seguida da análise sensorial.

O módulo de cidadania da semana contou com a presença de Vilenilza Matos, do Conselho Cearense de Direitos da Mulher, para falar dos direitos das mulheres. O momento teve como objetivo elevar a autoestima e incentivar o empoderamento feminino. 

 

 

O Gastronomia e Terapia é uma iniciativa do MSM, que nesta edição conta com financiamento do Instituto Cooperforte e segue com a parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pelo  suporte técnico e metodológico. As ações contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades.

Por Richardson Lael