FOTO: ARQUIVO MSM
O curso de Salgados Comerciais, do Gastronomia e Terapia, foi destaque da última semana de atividades da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) pela sua aula de massas cozidas. No dia 15/07, o professor Joel Andrade ensinou para os/as alunos/as o preparo de salgados com massa cozida, detalhando suas modelagens e seus diferentes tipos de líquido base. Ainda em aula, o professor passou técnicas de empanamento, que foram colocadas em prática pelos/as participantes na hora do preparo dos salgados.
A turma, dividida em 4 grupos, ficou responsável por produzir, rechear, empanar e fritar os alimentos, que consistiram em Coxinha tradicional, Coxinha de frango com creme de ricota, Risole de carne moída e Enroladinho de salsicha.
Do dia 16 a 18, os demais cursos gastronômicos seguiram com suas atividades, produzindo mendiants e barrinhas de chocolate crocante na aula de Chocolateria; Pão-de-ló nacional e biscoito champanhe em Pâtisserie e Confeitaria e diferentes sabores de brigadeiro em Doces e Sobremesas para Festas.
Na aula de Cidadania do dia 14, a convidada Leide Daiana, conselheira tutelar da Regional IV, explicou sobre os direitos da criança e do adolescente de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, e esclareceu sobre o papel do Conselho Tutelar na efetivação desses direitos atualmente.
O Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima é uma iniciativa do MSM, que nesta edição conta com financiamento do Instituto Cooperforte e segue com a parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pelo suporte técnico e metodológico. As ações contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades.
Por Richardson Lael