FOTO: Arquivo MSM
Na última quinta, 24, as turmas de Confeitaria e Chocolateria do Gastronomia e Terapia participaram de uma aula especial sobre gastronomia africana facilitada pelo chef congolês Kimberly. No laboratório de cozinha quente do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), as turmas comandadas pelas professoras Monaliza Costa e Lauana Fontenele, respectivamente, foram apresentadas a técnicas e pratos típicos do país de origem do chef, que também contou sua história e trajetória na África e no Brasil.
Durante a aula Kimberly preparou Fufu, prato que lembra a polenta brasileira, feito com fubá e farinha de mandioca, além de Mbwengi na awamba, feito com feijão fradinho, legumes refogados com óleo de dendê e pasta de amendoim. Todas as preparações foram servidas com frango frito e ao final os/as alunos/as realizaram a análise sensorial de cada preparo.
Nos dias 22, 23 e 25, as formações gastronômicas seguiram normalmente. A turma de Salgados Comerciais, do professor Joel Andrade, teve mais um módulo de massas cozidas, quando produziu uma variedade de salgados feitos com massa de legumes. No curso de Doces e Sobremesas para Festas, o professor Yan Alves ensinou aos participantes o preparo de pão de mel e alfajor. Em Chocolateria, a professora Lauana abordou a coloração do chocolate.
Para a aula de cidadania da semana, os/as alunos receberam a professora Natália Vivina para discutir sobre a questão racial no Brasil, abordando temáticas sobre desigualdades racial, racismo, resistências afro-brasileiras e combate ao racismo.
O Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima é uma iniciativa do MSM, que nesta edição conta com financiamento do Instituto Cooperforte e segue com a parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pelo suporte técnico e metodológico. As ações contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades.
Por Richardson Lael