Na última segunda-feira, 11, o Gastronomia e Terapia promoveu um momento de visita ao curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde os/as alunos/as da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) assistiram aulas da graduação. Fazendo parte do módulo de empreendedorismo, a programação foi realizada pelo professor do curso Paulo Henrique, em parceria com suas bolsistas Fernanda Monteiro e Paola Romanova.
Durante a primeira aula, os/as participantes puderam aprender sobre saborologia, onde Fernanda expôs a diferença entre gosto e sabor, além de explicar detalhes da análise sensorial também realizada dentro das aulas da EGA. Já na segunda aula, Paola falou um pouco sobre sua tese de mestrado focada na produção de um chocolate vegano feito com o cacau produzido aqui no Ceará. A partir disso, a mestranda explicou sobre o chocolate branco e realizou uma análise sensorial do nibs e da manteiga de cacau.
Além das aulas, as turmas do Gastronomia e Terapia fizeram uma visita guiada no Instituto de Cultura e Arte (ICA), departamento que abriga o curso de Gastronomia, onde conheceram a biblioteca da gastronomia saberes e sabores, os laboratórios de gastronomia que abrigam as duas cozinhas quentes, a cozinha da confeitaria e da panificação e o laboratório de aulas demonstrativas. O tour foi finalizado na horta do ICA.
Dos dias 12 a 14 de agosto, os cursos foram responsáveis pela produção de uma variedade de receitas doces e salgadas. Na aula de Salgados Comerciais da semana, o professor Joel Andrade iniciou o primeiro módulo sobre pães com base em legumes, onde a turma fez pão de jerimum e de beterraba. Já em Chocolateria, a aula ministrada por Lauana Fontenele foi sobre trufas e brigadeiros, produzindo diversos tipos de sabores e técnicas. A semana terminou com a aula de cupcakes da turma de Confeitaria. A turma aprendeu sobre a origem da receita e explorou a criatividade decorando os bolinhos.
O Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima é uma iniciativa do MSM, que nesta edição conta com financiamento do Instituto Cooperforte e segue com a parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pelo suporte técnico e metodológico. As ações contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades.
Por Richardson Lael