FOTO: Arquivo MSM
Os/as alunos/as de Confeitaria, formação gastronômica ofertada na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), tiveram módulo sobre massa de brownie e cookie na última aula do dia 28 de agosto. A turma aprendeu todas as técnicas de preparo, a história e origem das receitas e suas variações. Sob o comando da professora Monaliza Costa foram produzidos brownies tradicionais, blondie, cookies tradicionais, red velvet e de chocolate.
Brownie também foi assunto na turma de Chocolateria. A professora Lauana Fontenele também explorou as variedades de preparo e de venda da receita, além da precificação do produto, focando no empreendedorismo. As atividades da última semana de agosto da EGA também foram marcadas por outras receitas doces. Em Doces e Sobremesa para Festas, o professor Yan Alves ministrou um módulo sobre cupcakes e coberturas, onde os/as alunos/as aprenderam formas criativas de decorar os bolinhos. Em Salgados Comerciais, o módulo sobre foccacia e pão de metro focaram nas produções de pão de metro de frango com queijo, focaccia tradicional, pão de metro com recheio misto e focaccia de calabresa.
No módulo de cidadania da semana, todas as turmas do Gastronomia e Terapia iniciaram a produção do seu próprio plano de negócio e no final apresentaram um pequeno resumo dos seus empreendimentos.
O Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima é uma iniciativa do MSM, que nesta edição conta com financiamento do Instituto Cooperforte e segue com a parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pelo suporte técnico e metodológico. As ações contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades.
Por Richardson Lael