Tortas tão trabalhadas que enchem os olhos dominaram a cozinha da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA). A aula do último dia 10, da turma de Doces e Sobremesas do curso Gastronomia e Terapia, regida pelo gastrônomo Yan Alves, proporcionou um mergulho nos aspectos históricos das massas tradicionais de torta (sucrée, brisée, sablée), além de trazer a discussão sobre as técnicas de armazenamento, tudo envolto em uma prática deliciosa, finalizada com as produções de tortas de morango, limão, banoffee e torta de manga com hortelã.
Já a turma de confeitaria não ficou para trás. Com o sucesso dos festivais de fatias na cidade de Fortaleza e a perspectiva de potencial empreendedor, a professora Monaliza da Costa dedicou a aula do dia 9 de outubro às técnicas de preparo e estruturação de tortas, preparo e hidratação de chantininho, principais bicos de confeitar, decoração e finalização. O saldo do dia foram fatias incríveis de bolo red velvet, bolo Matilda, bolo de abacaxi com coco e bolo de chocolate com maracujá.
Entrando no tema da semana, a aula de chocolateria do dia 8, ministrada por Lauana Fontenele, foi direcionada às práticas de preparo de tortas, incluindo variações de recheios, montagem e variações de decorações em chantilly e ganache. Além de destacar possibilidades de embalagem e venda do produto, a aula também forneceu um panorama da popularização desse item e indicou as diferentes técnicas utilizadas na preparação de cada elemento que compõe a torta. Com habilidade e prontidão, as alunas produziram torta floresta negra, torta prestígio, torta de limão e torta de abacaxi com coco.
Por fim, na aula de Salgados Comerciais do dia 7, o gastrônomo Joel Andrade trouxe o tema “Massas semi-folhadas”, com o objetivo de ensinar as técnicas de produção, modelagem e recheio. Com metodologia prática, expositiva e participativa, os alunos aprenderam as técnicas de produção da massa e deixaram a imaginação rolar solta com os diferentes formatos de modelagem. Foram produzidos: croissant tradicional com creme de confeiteiro de doce de leite, croissant recheado com queijo e presunto, pão Costela de Adão recheado com frango cremoso e rosetas recheadas com carne de sol cremosa.
O Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima é uma iniciativa do MSM, e conta com o financiamento do Instituto Cooperforte além de seguir com a parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pelo suporte técnico e metodológico. As ações do projeto integram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades.
Por Lívia Vieira