Com uma semana recheada de sabores e texturas, os alunos do Gastronomia e Terapia mergulharam em técnicas inovadoras e se deliciaram com combinações surpreendentes. Na última terça-feira, 14 de outubro, a aula de Salgados Comerciais, ministrada por Joel Andrade, foi dedicada ao preparo de pães recheados, passando pelas técnicas de fermentação, recheios e decoração. A produção foi intensa no cardápio: pão de coco, costela de Adão, Romeu e Julieta e pão pizza. Em equipes, os/as alunos/as realizaram a atividade com a orientação dos professores e o auxílio dos monitores. Em cada etapa do processo, foi possível reconhecer as técnicas aprendidas na teoria. Enquanto os pães descansavam para a fermentação, a turma se dedicou à questão logística de uma produção para venda e aprendeu a calcular o custo de produção e o armazenamento adequado.
Já no dia 15, foi a vez da turma de Chocolateria adoçar a cozinha da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA). Dessa vez, com um convidado especial: Vladerlan Paixão, discente do Mestrado em Gastronomia da UFC, padeiro e ex-professor do programa. Vladerlan, junto à professora Lauana Fontenele, direcionou a aula à produção de folhados, semifolhados e cápsulas de cappuccino, incluindo modelagens, recheios e formas de venda. Essa massa clássica da culinária francesa é conhecida por seus longos processos e pela perfeita harmonia de sabor e textura que precisa apresentar para ser considerada de qualidade. Por isso, o momento foi dedicado a desvendar técnicas, ingredientes, diferenças entre as massas, tipos de fermentação e dobras para folhados e semifolhados, tudo discutido de forma teórica e com prática orientada pelos professores. Como uma massa amanteigada combina muito bem com um cafezinho, os alunos também aprenderam a preparar as cápsulas de cappuccino. Por fim, a aula teve um momento reservado à apresentação de técnicas de armazenamento e comercialização dos produtos.
Enquanto a turma de chocolateria visitou a França, a turma de Confeitaria foi até os Estados Unidos ao desvendar os preparos da famosa cheesecake. Ministrada por Monaliza Costa, a aula do dia 16 de outubro foi dedicada a conhecer a história e as técnicas da cheesecake, do suspiro e da pavlova. A metodologia incluiu a apresentação das receitas e a explicação das técnicas antes de os/as alunos/as colocarem a mão na massa e produzirem cheesecake com geleia de morango, cheesecake com caramelo salgado, diferentes formatos de suspiro e pavlova com frutas frescas. Para além das receitas, o momento foi dedicado a explorar variações de combinações de sabores, formas de apresentação e tipos de embalagem.
Encerrando a semana, no dia 17 de outubro, a aula de Doces e Sobremesas, ministrada pelo gastrônomo Yan Alves, trouxe um mergulho nos aspectos históricos dos Naked Cakes. Os/as alunos/as discutiram os tipos de embalagens e técnicas de armazenamento, além de colocar em prática o preparo de Naked Cakes de Chocolate, Ninho e Red Velvet. Divididos em equipes, os/as participantes produziram recheios de chocolate, cream cheese e ninho, além de caldas para umedecer os bolos. Em seguida, montaram suas criações, cortando as massas, aplicando as caldas e os recheios, e finalizando com decorações de frutas frescas como uva, acerola e morango, além de brigadeiros. A atividade reuniu técnica, estética e sabor em uma experiência completa de confeitaria artesanal, encerrando com doçura uma semana de intensas descobertas gastronômicas.
Para além da aprendizagem sobre gastronomia e os momentos terapêuticos da semana, as turmas tiveram a oportunidade de desenvolver o aspecto empreendedor de sua formação a partir de uma oficina sobre as vantagens do uso de cardápios digitais, desenvolvida e ministrada por Joel Andrade e Arthur Rufino, a oficina abordou as vantagens da utilização de cardápios digitais em um negócio, comentando sobre as vantagens de sua implementação em um empreendimento gastronômico. O momento buscou tirar dúvidas sobre a implementação dos cardápios e apresentar plataformas que possam auxiliar os futuros empreendimentos dos alunos.
O projeto Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima é uma iniciativa do Movimento Saúde Mental (MSM) que conta com o financiamento do Instituto Cooperforte e a parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, vinculado ao curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pelo suporte técnico e metodológico. Suas ações estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os de número 3 – Saúde e Bem-Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e 10 – Redução das Desigualdades.
Por Lívia Vieira