FOTO: Arquivo MSM

 

A segunda semana de julho no Gastronomia e Terapia iniciou com um novo ciclo para as formações gastronômicas. Com o fim do módulo introdutório, as turmas entraram em seus respectivos conteúdos teóricos explorando a história e algumas curiosidades sobre cada curso. 

 

No dia 8, os/as alunos/as da turma Salgados Comerciais aprenderam sobre a história da salgaderia, onde o professor Joel Andrade ensinou sobre os insumos essenciais e os tipos de salgados. Já no dia 9, a professora Lauana Fontenele ensinou para os/as participantes de Chocolateria a história do chocolate, bem como sua classificação e tipos.

 

 

As turmas dos professores Monaliza Costa (Pâtisserie e Confeitaria) e Ian Alves (Doces e Sobremesa para Festa) chegaram na última aula introdutória com o conteúdo de ficha técnica e precificação.

 

 

Para o módulo de cidadania, os/as alunos/as de todos os cursos discutiram sobre direito à nacionalidade, inspirados no relato do advogado Inocêncio Uchôa que contou como a sua cidadania foi retirada durante a época da ditadura militar e como ele resistiu até finalizar seu curso de Direito.

 

 

O Gastronomia e Terapia é uma iniciativa do MSM, que nesta edição conta com financiamento do Instituto Cooperforte e segue com a parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pelo  suporte técnico e metodológico. As ações contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades.

Por Richardson Lael