FOTO: Arquivo MSM

 

A turma de Chocolateria, formação gastronômica do Gastronomia e Terapia, promoveu aula sobre bolos e suas variedades na última quarta, 17. Ministrada pela professora Lauana Fontenele, os/as alunos/as da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) aprenderam sobre bolos “caseirinhos” e “afogadinhos”, além de explorar a criatividade na finalização e decoração para a venda. A produção contou com massa amanteigada com cobertura de brigadeiro de paçoca com praliné de amendoim, massa de chocolate com cobertura de brigadeiro, massa mesclada com cobertura de brigadeiro de ninho e ganache meio amarga, massa de laranja com calda de laranja.

 

 

Nos dias 16, 18 e 19 de setembro, outras deliciosas receitas foram reproduzidas pelos/as alunos/as da EGA. Na turma Salgados Comerciais, o professor Joel Andrade ensinou as técnicas para a produção de esfihas abertas, fechadas e seus recheios. Já em Doces e Sobremesas para Festas, a turma preparou as famosas e clássicas delícia de abacaxi e pavê, orientadas pelo professor Yan Alves. A turma de Confeitaria, comandada pela professora Monaliza Costa, aprendeu sobre massas fermentadas, reproduzindo sonhos, donuts e panetone.

 

Seguindo com o empoderamento digital, a aula do módulo de cidadania da semana (dia 15) teve como tema o Instagram e Whatsapp Business, explicando as diferenças das plataformas, suas funcionalidades e como utilizar no dia-a-dia do seu negócio.

 

O Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima é uma iniciativa do MSM, que nesta edição conta com financiamento do Instituto Cooperforte e segue com a parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pelo  suporte técnico e metodológico. As ações contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades.

Por Richardson Lael