FOTO: ARQUIVO MSM
Na última terça-feira, 29, a turma Salgados Comerciais do Gastronomia e Terapia promoveu aula sobre massas quebradiças, detalhando seus diferentes tipos, como também as diversas opções de recheios e modelagens. A aula organizada pelo professor Joel Andrade, na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), contou com a produção de Empadão de frango, Empadas de calabresa, Torta doce de Limão e Quiche Lorraine.
No decorrer da semana, as demais formações gastronômicas da EGA incluíram aulas com preparo de diversas receitas doces. Em chocolateria, o tema da aula ministrada pela professora Lauana Fontenele foi bombons recheados. Na aula de Confeitaria, a professora Monaliza Costa e a turma produziram massas de pão de ló (rocambole de goiabada, bem casados, Charlotte e torta de ninho com morangos). Já no curso Doces e Salgados para Festas, o professor Yan Alves ensinou sobre brigadeiros gourmet, trufas e palha italiana.
Para a aula de cidadania do dia 28, os/as alunos/as receberam a enfermeira especialista em saúde mental, Glaucia Maia, para falar sobre os direitos à sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
O Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima é uma iniciativa do MSM, que nesta edição conta com financiamento do Instituto Cooperforte e segue com a parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pelo suporte técnico e metodológico. As ações contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades.
Por Richardson Lael