O Arte e Vida, um dos grupos socioterapêuticos do Movimento Saúde Mental (MSM), formou uma parceria com o Museu da Fotografia de Fortaleza, ofertando oficinas quinzenalmente.

Juntos, MSM e museu, já promoveram duas oficinas de fotocolagem e outra de álbum fotográfico, conduzidas por estagiárias do projeto Educativo do Museu da Fotografia.

Na oficina mais recente, cada participante criou um álbum fotográfico manualmente, utilizando fotografias que estão no acervo do museu.

Segundo Lili Rodrigues, coordenadora do projeto Educativo, o museu tem projetos voltados à educação, saúde, acessibilidade e o Movimento possibilitou uma forma de incluir a saúde mental entre esses projetos.

Os monitores trabalham um momento teórico e outro prático. Os participantes utilizam materiais disponibilizados na oficina.

O Arte e Vida é facilitado por Balbina Lucas e Marcos Calixto e tem o propósito de reunir as pessoas na Palhoça Terapêutica para trabalhar a arte-terapia em grupo e, assim, a Abordagem Sistêmica Comunitária. 

O grupo promove atividades diversas relacionadas à arte e à criação.

A partir da parceria com o Museu da Fotografia, eles têm proporcionado momentos de liberação da criatividade proporcionando o desenvolvimento da inteligência artística e pictórica.

Os novos conhecimentos, por meio de práticas prazerosas e descontraídas contemplam desde crianças até idosos.