O evento reuniu os formandos de todas as turmas na Palhoça Comunitária do Movimento Saúde Mental / FOTO: RICHARDSON LAEL

 

No sábado, 5/10, a Escola de Gastronomia Autossustentável certificou alunas e alunos de 2024 do projeto Gastronomia e Terapia: Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima. Realizado através da parceria entre o Movimento Saúde Mental (MSM) e o programa de extensão Gastronomia Social, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o fomento do Instituto Cooperforte, os novos profissionais foram certificados em diversos segmentos gastronômicos.

 

A formação incluiu as turmas Doces e Sobremesas Clássicas e Gourmet, Pães do Mundo, Chocolatier e Patisserie e Confeitaria Contemporânea. O projeto alinha o aprendizado na área gastronômica com práticas integrativas e complementares em saúde, proporcionando também o cuidado mental por meio de práticas terapêuticas, realizadas pelo MSM. 

 

Sâmara Sobreira, coordenadora da EGA, destaca a importância do Gastronomia e Terapia no empoderamento dos participantes, principalmente mulheres que passaram por violência doméstica e aqueles que possuem transtornos psíquicos. “Elas participam do curso e através desse curso elas conseguem se ver de uma outra forma. Os professores vêm da UFC, são alunos do curso de gastronomia. Eles trazem toda a bagagem que aprendem lá e repassam pros nossos alunos, que passam a empreender. No fim do curso, essas mulheres saem empoderadas, acreditando que elas podem sim fazer o que sonham e acreditam, e que ninguém decide o que elas podem ou querem fazer, só elas”.

 

Luciana Nunes, aluna da turma Pães do mundo, comenta as transformações que o projeto trouxe para sua vida profissional e pessoal. “Transformou minha vida! […] Consegui aprimorar o que eu já sabia e aqui virou minha segunda casa. Aqui a gente tem o aprendizado, tem os psicólogos, é maravilhoso. Já estou super ansiosa com o meu diploma, para aprender mais ainda”.

 

Além dos formandos e familiares, a celebração contou com a presença do corpo docente e colaboradores do projeto, incluindo representantes do Curso de Gastronomia da UFC, juntamente com os psicólogos e funcionários do Movimento Saúde Mental. 

 

O Gastronomia e Terapia contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, e 10 – Redução das desigualdades. O curso é realizado pelo Movimento Saúde Mental, com o fomento do Instituto Cooperforte e o suporte técnico e metodológico da equipe do programa de extensão universitária Gastronomia Social, vinculada ao curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde. 

Por Richardson Lael