FOTO: Arquivo MSM
O Gastronomia e Terapia deu continuidade ao seu conteúdo introdutório promovendo aula sobre higienização de alimentos durante os dias 17 e 18 de junho. Fazendo parte do módulo de boas práticas, as turmas de Salgados comerciais e Chocolateria focaram no conteúdo teórico apresentando a higiene adequada dos alimentos e do ambiente de trabalho.
Os/as alunos/as aprenderam também os principais passos de como adquirir os melhores insumos, verificar o prazo validade, até características sensoriais para uma boa escolha de hortifruti, carnes e pescados. Para a atividade prática, os/as participantes fizeram a limpeza de frutas e produziram uma salada de frutas, com análise sensorial realizada ao final da aula.
Em função do feriado de Corpus Christi, as turmas de Doces e sobremesas para festas e Pâtisserie e confeitaria não tiveram aula.
Módulo de Cidadania
Para a aula de cidadania da semana, no dia 16 os/as alunos/as discutiram sobre direitos fundamentais e direitos humanos a partir do filme “Escritores de Liberdade”. A professora Lauana Fontenele comandou a discussão, com roda de conversa para falar sobre o filme e qual sua ligação com os Direitos Humanos conhecidos atualmente, abordando sua função e importância para a sociedade.
O Gastronomia e Terapia é uma iniciativa do MSM, que nesta edição conta com financiamento do Instituto Cooperforte e segue com a parceria do projeto de extensão Gastronomia Social, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pelo suporte técnico e metodológico. As ações contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 10 – Redução das Desigualdades.
Por Richardson Lael